05 set Estudante de São Paulo emagrece 10kg em 50 dias praticando squash
O fardo de ser gordinha acompanhou Priscila Trindade por muitos anos. Na luta contra a balança, ela chegou a fazer uma lipoaspiração há quatro anos, mas sem sucesso entregou os pontos. A batalha dada por vencida abriu portas para a depressão e a estudante já planejava uma visita a um especialista quando a visita de um amigo da família mudou o rumo da situação. Dono de uma escola de squash, o pentacampeão brasileiro da modalidade Marino de Oliveira, propôs um desafio para Priscila: perder 15kg em 90 dias com a prática do esporte. Nascia aquele dia o projeto #squashmenos15.
– Quando encontrei com o Marino eu já estava com médico agendado para me tratar e me aceitar do jeito que eu era, gordinha. Estava entrando em depressão e insatisfeita com minha vida sedentária, então quando ele falou de como é possível emagrecer com o squash eu aceitei participar do projeto dele – desabafa Priscila.
– O squash é um esporte muito dinâmico e intenso, você joga em ritmo acelerado e precisa manter a concentração 100% do tempo. O metabolismo fica bem acelerado e a queima é inevitável – explica Marino.
Apesar de nunca ter jogado nenhum esporte com raquete, a paulistana a aceitou o desafio e garante que é fácil. Empolgada com as aulas, que ela pratica por pelo menos uma hora por dia, a estudante buscou orientação alimentar e já comemora a queima de 10kg em 50 dias.
– Mesmo com minha rotina louca – eu trabalho de dia e estudo à noite -, eu me programo para incluir o squash no meu dia a dia e estou conseguindo comer de forma saudável. Sou outra pessoa. Estou feliz com o corpo que tenho, mas o mais importante é que estou saudável por dentro – diz.
O resultado da mudança, segundo Marino, se deve ao fato de o squash ser um esporte completo, que além de melhorar o sistema cardiovascular, modela o corpo e ainda relaxa ealivia as tensões.
– As pessoas precisam de uma autorização médica como para qualquer atividade física, mas todos podem praticar. Para perder peso nós recomendamos todos os dias, mas se a pessoa fizer três vezes por semana e mantiver uma boa alimentação já verá ótimos resultados – orienta Marino.
O sucesso do squash vai longe e mais ainda chega o projeto. Para registrar sua evolução Priscila criou uma conta no Instagram. @pri.trindade, que inicialmente tinha 200 seguidores, em um mês chegou a dois mil.
– Tenho recebido muitas mensagens de meninas que passaram por situações similares a minha, então me identifico muito e sempre incentivo todas elas a jogarem squash, ou fazer qualquer outro esporte. O projeto veio de encontro ao meu desejo de entrar em forma e acabei me apaixonando, agora quero passar isso adiante – diz.
Com 30 anos e 1.61m, Priscila já perdeu 10kg em 50 dias. Agora, com 66kg, a meta é eliminar no mínimo mais 5kg até completar os 90 dias do desafio. Acompanhe o Instagram@pri.trindade e confira o final desta batalha. Mas lembre-se de que é sempre preciso acompanhamento profissional, tanto para a prática esportiva, quanto alimentar.
Apesar de tentador, perder peso rápido nem sempre é indicado. Segundo a nutricionista Cristiane Perroni, é preciso atenção, já que a rápida perda de peso pode reduzir além da gordura corporal, a massa muscular, o que traria prejuízos para o metabolismo e composição corporal, reduzindo o gasto energético em repouso.
A especialista do Eu Atleta explica que Priscila iniciou um projeto ousado e está obtendo grande sucesso porque, além da organização da alimentação, está com um alto nível de atividade física, o que consegue potencializar e manter uma excelente perda de peso.
– Seguindo um programa alimentar com alto controle e com acompanhamento na prática do Squash com modificação constante dos treinos, ela consegue “enganar” o seu metabolismo, pois a perda de 10% do peso já traria o “efeito platô” (parada da perda peso ou da velocidade de perda) – diz Cristiane.
Conforme a Organização Mundial de Saúde, no tratamento depara redução de peso de forma segura e sustentável, preconiza-se a redução de 500g a 1 kg por semana. Para conseguir esta redução é necessário diminuir a ingestão de 500 a 1000 calorias diárias do programa alimentar. Outra forma de potencializar a perda de peso e evitar restrições severas é aumentar o gasto energético através da prática esportiva regular.
– Para perder 1kg de gordura por semana precisamos restringir 7700 calorias, ou seja, 1100 calorias diárias inclusive no final de semana. Mas, se conseguirmos manter um gasto energético através do exercício de 500 calorias diárias, esta restrição na alimentação pode ser reduzida a 600 calorias. O importante é fazer esta “matemática” funcionar continuamente – explica Cristiane.
Fonte: Globo Esporte
No Comments